beneficios do gersal

GERSAL DE DOIS SAIS

09:29



Velho conhecido sobretudo dos macrobióticos e vegetarianos, o gersal é uma excelente alternativa para temperar saladas, arroz, sopas, e ate frutas. Sua função principal é auxiliar na redução do consumo do sal comum, sendo ideal para hipertensos.

O gersal que eu vou ensinar é composto por três ingredientes: gergelim e dois sais (sal rosa do Himalaia e sal marinho). Mas, antes é preciso entender o papel de cada insumo.

Gergelim / sésamo
Apesar de ser pouco consumido no Brasil, o gergelim/sésamo tem inúmeras propriedades benéficas porque é rico em nutrientes como: proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, tiamina, riboflavina, niacina, folato, ácidos graxo saturados; monoinsaturados e poliinsaturados. Contribuindo para: bom funcionamento do intestino / aumenta a saciedade / controle da glicemia sanguínea / auxilia no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo) / tem ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino estimulando o peristaltismo evitando assim, a prisão de ventre; hemorroida e o câncer de colón / regula os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue / complemento nutricional para quem tem problema de sistema nervoso, alteração cardiovascular, e em casos de disfunção erétil / contém antioxidantes que previne contra o envelhecimento precoce / controle da anemia / saúde bucal / alivia artrite / diminui a pressão arterial sistólica e diastólica e a perioxidação lipídica.

Sal marinho / grosso
É obtido por meio da evaporação da água do mar, como não passa pelo processo de refinamento do sal de cozinha comum, o sal marinho possui mais mineral. É rico em iodo natural que combate doenças como o bócio ou problemas na tireoide, além de regular a distribuição da água no organismo.

Sal rosa do Himalaia
Encontrado apenas no Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta. Possui mais de oitenta minerais, tais como: cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por causa da alta concentração desses compostos, os cristais ganham um tom rosado. Possui vários benefícios, como: fortalecer o sistema imunológico e dos músculos, além de evitar câimbras / é o sal mais completo e nutritivo, e por não ser refinado ele preserva os mesmos oitenta e quatro minerais e elementos que são encontrados no corpo humano / possui alto poder desintoxicante, ajudando a eliminar toxinas do corpo e purificando o sangue / fortalece o sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre / age como anti-histamínico natural, agindo no controle de alergias e ulceras / auxilia na saúde vascular melhorando a circulação e reduzindo a pressão arterial / contém antioxidantes  que previne o envelhecimento precoce / reduz a incidência de reumatismo, artrites e gota / fortalece os ossos / quem consome o sal rosa, tem menos riscos de pedra no rim e vesícula.

Como fazer o gersal de dois sais
200g de gergelim
50g de sal rosa grosso
50 g de sal grosso / marinho

Numa panela antiaderente coloque somente o gergelim e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar com uma espátula de silicone. Quando começar a “pular”, retire do fogo e coloque imediatamente no liquidificador; ou mini processador ou mixer, juntamente com os cristais de sal.
Armazene em um pote de vidro previamente higienizado (o pote e a tampa) com água fervente (nada de esperar esfriar um pouco, ferveu utilize imediatamente) aguarde secar totalmente e naturalmente, ele pode durar até um ano.
Quanto ao recipientes onde será triturado deve estar seco por completo, não seque com pano de prato usa papel toalha, colocar um pouco de água quente e aguardar secar naturalmente seca rápido também, se estiver com cheiro estranho, coloque de molho numa solução de água com vinagre sem álcool de 15 a 20 minutos, em seguida lave normalmente e utilize.
Se mesmo assim você não quiser usar o sal grosso ou sal rosa ou optando pelo sal refinado, faça o gersal da seguinte maneira: 100g de sal refinado para 100g de gergelim.

* Essa receita de gersal eu utilizei dois sais porque nas pesquisa realizada, no que diz a respeito ao sal rosa, não encontrei informações sobre conter iodo em sua composição e por isso acrescentei o sal grosso.

* Sempre que for utilizar o sal em cristal lembre-se, ele é mais salgado que o sal refinado e por isso deve de ser usada a metade da quantidade.

* Tanto o sal grosso refinado como o sal rosa refinado não é recomendável, independente se for para usar como mistura no gersal ou sem misturar. Como já citado acima, o sal tanto o branco como o rosa, ao passar por um processo de refinamento, perde sua propriedades naturais como o iodo natural, sendo necessário o acréscimo de conservantes sintéticos como o iodo de potássio, pelo qual não é tão benéficos a saúde.

* Mesmo que o sal possa ser reduzido no preparo de alimentos sem o a adição do gergelim, recomendo o uso de gersal. Exatamente por ser rico principalmente em cálcio, é ideal para quem não pode consumir leite (que por sinal possui poucas proteínas que são extraídas para produzir seus derivados) ou seus derivados e para aqueles que possuem hipertensão ou osteoporose.

* Consuma apenas a quantidade necessária, o ministério da saúde indica que o consumo total de sal deve ser de uma colher de chá por dia.

* Não use sal negro no gersal, por deve ser usado apenas uma pitada por dia por ser extremamente salgado, e ao gosto forte é apenas indicado in natura para peixes e frutos do mar.

* Além de tudo isso, comida não precisa de muito sal o segredo e dar mais sabor. Utilize ervas de preferência frescas no preparo. Quando for usar cebola, rale ao invés de picar para liberar mais aroma, e na hora de refogar, refogue em panela quente ao fogo médio e mexa sem parar até começar a dourar, abaixe o fogo e coloque o alimento imediatamente na panela se não a cebola queima. Use alho amassado/macerado ou espremido e nao misture sal antes de levar ao fogo porque o sal queima e faz o alho grudar, deixe o sal para colocar junto com o alimento. Ao usar alho e cebola juntos, refogue primeiro a cebola porque ela demora mais para dourar e depois acrescente o alho e fogo baixo, nao espere o alho dourar porque ele queima muito rápido

* Nada deve ser consumido em excesso ou pouco. Siga a
LEI DO EQUILíBRIO – os nutrientes agem em conjunto, consumir em quantidade menor ou em excesso causa deficiências. Esta lei vale para todos os tipos de alimentos ( exceto os industrializados): carboidratos, proteicos, frutas, vegetais, chocolate etc.


Fonte:
diga maria gersal
tua saúde gergelim
corpo a corpo  gergelim
mundo boa forma gergelim
melhor com saúde  sal marinho
tua saúde  sal marinho
plugbr.net sal rosa
cozinha chic sal rosa
Mdemulher sal rosa
bolsa de mulher sal rosa


You Might Also Like

0 comentários