Latas de conserva de alimentos industrializados: será que podem ser reutilizados na cozinha doméstica?

09:29


Ontem à noite eu tive a grande ideia de reutilizar latas (tipo de refrigerantes e de atum), comecei a pensar em vária receitas que poderiam ser feitas em latinhas mas para a minha surpresa não encontrei muita coisa, então surgiu uma dúvida: será que podemos reaproveitar?

Bom, em alguns sites dizem que a grande maioria dos alimentos enlatados são cozidos a altas temperaturas dentro das próprias embalagens, e não causam danos a saúde. Isso acontece porquê esse material é revestido com uma camada de verniz (elástica) chamado “Bisfenol A”, que cria uma barreira para evitar a contaminação do alimento e sem comprometer ao qualidade do produto. E que, a lata ao atingir 180ºC começa a se deformar e mesmo assim, não traz risco á saúde exatamente por conta da camada de verniz elástico.

Apesar disso, em outros links (em sua maioria) já explicam que não é possível reutilizar, pois o mesmo verniz que protege o alimento da lata, ao entrar em contato como o calor aumenta a migração deste composto para o alimento. E tem mais, o “Bisfenol A” também esta associado a problemas de saúde como o câncer de mama e de próstata, infertilidade, puberdade precoce, diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Resumindo, é melhor não reutilizar para cozinhar alimentos. Salvo que, este material pode ser reciclado para inúmeras finalidades como: porta treco, vaso de plantas, brinquedos, luminárias para o jardim etc. Sabia que a cada 75 latas recicladas se salva uma árvore? E que a cada 100 latas recicladas se polpa uma lâmpada de 60W por uma hora?

Ah, e apesar de tudo isso, eu me lembrei que já reutilizei latas de refrigerantes em uma prova prática na faculdade de gastronomia para fazer um “pão espiral”, mas antes de moldar a massa na lata higienizamos por dentro e por fora com água quente e revestimos por completo com varias camadas generosas de papel alumínio, e a lata não deformou após ir ao forno a uma temperatura de 210ºC. Então, eu acho que se você higienizar direitinho a latinha envolver com bastante papel alumínio, podem ser reaproveitadas para ir ao forno sim. Outras o opções baratas é usar ramekins de louça, forminhas tipo de pão de mel ou capucake individuais, ou até mesmo marmitas de aluminio pequenas que são super bataratinhas (eu comprei um pacote com 5 unidades no tamanha de 250ml que custou R$1,10) para fazer pratos de 1 ou 2 porções.

Fonte:

You Might Also Like

0 comentários