abobrinha

ZUCCHINI / CARROT CRUST - massa de pizza de abobrinha ou cenoura

14:23




2 abobrinhas grandes cortado a julienne ou 3 cenouras médias

1 xíc. De queijo muçarela ou parmesão ralado ou pré curado

Farinha de trigo sem fermento

2  dentes de alho grande macerado

1 ovo batido

Sal

Primeiro é preciso e liminar a água da abobrinha, pegue a abobrinha e misture com um pouco de sal, coloque numa peneira apoiada sobre uma tigela e aguarde 20 minutos. Peque a abobrinha coloque sobre um pano limpo descartável desse de pia (molhe antes de usar) e esprema levemente com as mãos para eliminar a água, em seguida seque muito bem com papel toalha.
Em um recipiente coloque o queijo, a farinha, os ovos, a abobrinha desidratada e o sal se necessário e misture com as mãos acrescentando a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa.
Abra a massa e coloque numa forma forrada polvilhada com farinha de trigo sobre o papel manteiga e dê umas espetadas na massa para não formar bolhas de ar.
 Pré assar em temperatura alta no forno previamente aquecido de 5 a 8 minutos na grade mais próxima ao fogo. Retire e recheie e leve ao forno novamente em temperatura média na grade de cima até o queijo derreter.
- No caso da cenoura o processo é um pouquinho diferente, mas não é preciso desidratar por conter menos água. Higienize a cenoura e corte em Julienne, refogue com alho em uma colher de sobremesa de óleo ou margarina / manteiga vegetal, mexendo em fogo médio até a cenoura começar a amolecer. Aguarde esfriar e junte aos outros ingredientes.




Esse é o ralador que eu uso para fazer o corte Julienne


** use papel manteiga, além de facilitar na hora de lavar também evita o contato do alimento diretamente com a forma que contem certos elementos prejudiciais a saúde (saiba mais na matéria sobre “panelas: vantagens edesvantagens").

**Ao refogar a cenoura não use azeite ou manteiga ambas não suportam altas temperaturas e queimam (solta fumaça) rapidamente tornando um produto cancerígeno. Opte por óleo vegetal (soja, girassol, canola, palma, algodão) ou margarina / manteiga vegetal.

** O tempo de pré assar a massa pode variar de acordo com alguns fatores como o tipo de forno, a espessura da massa e até mesmo o clima (muito quente ou muito frio).

** além da cenoura e da abobrinha, você pode também fazer a massa com outros vegetais como o brócolis e o tomate seco cortado beeem fininho.

** quanto a farinha de trigo, ela pode ser substituída por farinha de beringela,  farinha e espinafre, farinha de arroz, farinha de amêndoa, farinha de trigo integral, farinha de milho, farinha de fécula de batata. Mas, ainda sim a farinha de trigo é a melhor opção porque quanto mais você sovar mais glúten ela vai liberar, e precisamos do glúten para dar elasticidade a massa, é isso que vai fazer com que ele não fique seca e rache.


ð  Esta receita é uma releitura do blog (em inglês) MY HUMBLE KITCHEN 

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